espiritismo mundial

sexta-feira, 10 de abril de 2020

O ESPIRITISMO E O DIA DO DESCANSO

Desejo esclarecer neste blogger e nesta publicação que a Doutrina Espirita não é exatamente dominical como nossos queridos irmãos adventistas pensam,existem maus entendidos que desejo esclarecer.
 No primeiro testamento ecumenicamente  chamando o velho testamento se refere em gênesis 1 -2 quando fala da criação que DEUS DOS EXÉRCITOS e seus EXÉRCITOS ESPIRITUAIS DESCANSARAM NO SÉTIMO DIA QUE SERIA SANTIFICADO,em ÊXODO 20 sobre os 10 mandamentos que também se encontra no capítulo 1 do evangelho sobre a guarda do sábado.
 A questão sábado e domingo divide as opiniões;nossos irmãos judeus e nossos irmãos adventistas assim como irmãos sabatistas independentes guardam o sábado;já os nossos irmãs católicos romanos,os católicos ortodoxos,evangélicos ou protestantes,mórmon guardam o domingo .
1) O CONCILIO DE NICEIA 1 (322-325) que foi convocado pelo imperador CONSTANTINO I que reunir as igrejas ROMANA ou latina ou de ocidente;grega,armênia,caldeia,síria,copta ,SACRAMENTOU COMO DOUTRINAS PÉTREAS DO CRISTIANISMO ECLESIÁSTICO A GUARDA DO DOMINGO E A CRENÇA NA TRINIDADE.
A IGREJA CATÓLICA,OS EVANGÉLICOS E/OU PROTESTANTES,ORTODOXOS E MÓRMON se baseiam nos quatro evangelhos que JESUS ressuscitou no primeiro dia da semana(domingo),que o APÓSTOLO  JOÃO foi arrebatado no DIA DO SENHOR EM APOCALIPSE CAPÍTULO 1
2)O CONCÍLIO DE CALCEDÔNIA 1  regulamentar a BÍBLIA COMO REGRA DE FÉ E PRÁTICA.
3)O CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA revogar a crença da reencarnação.
4) O ESPIRITISMO RESPEITA TODAS AS CRENÇAS E DIA DE GUARDA.
5)ISRAEL, é um país sabatista por excelência ,todo para no sábado que no conceito judaico se inicia com o por do sol da sexta feira que literalmente seria outro dia para os judeus,muçulmanos e bahais e acaba com o por do sol ao sábado que se iniciaria o domingo.  ISRAEL 25 %dos serviços essenciais como policia,forças armadas,energia,comunicações,samú,bombeiros, hospitais trabalham ao sábado;só que os aeroportos e fronteiras ninguém entra e ninguém sai ao sábado.
6) Infelizmente por erros de interpretação muitas adventistas no Brasil procuram se esquivar  de um plantão ao sábado na policia forças armadas,samú,hospitais,bombeiros,etc;já qualquer da mesma profissão que guarda domingo que é católico evangélico,mórmon aceita seu plantão.
7) Se alguém guarda sábado ou domingo e é seu dia de guarda e está num plantão de serviço essencial como policia bombeiro,samú,hospital,etc. DEUS vai abençoar ele,a sua instituição, e seu dia de trabalho porque esta protegendo,salvando vidas e fazendo o bem.
8) A doutrina Espírita deixa a sua consciência se você deseja guardar o sábado ou domingo;mais por exemplo padres católicos romanos,padres ortodoxos,pastores evangélicos,pastores adventistas ,bispos católicos,bispos evangélicos descansam a segunda  feira pois aos sábados e domingo é quando mais trabalho tem; se alguém trabalha numa área de turismo regional e tem maior movimento aos fins de semana á lógico que guardará outro dia da semana de descanso.
VOU APRESENTAR TESES BÍBLICAS DOS GUARDADORES DE SÁBADO E DO DOMINGO A CONTINUAÇÃO:
9) GUARDA DO DOMINGO





quinta-feira, 24 de abril de 2014


O DOMINGO É O DIA DO SENHOR NA BÍBLIA POR QUÊ?






Um trecho bíblico que prova que os cristãos não celebravam o sábado é o texto de São Paulo:


"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber,  ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo."
(Colossenses 2,15-17)

No texto acima, São Paulo diz claramente que o sábado era  sombra do Domingo (coisa futura; Cristo: a ressurreição), deixando evidente que os cristãos eram criticados pelos  judeus por não observarem o sábado e sim o Domingo.





O DOMINGO É O DIA DO CULTO DOS CRISTÃOS:



A Igreja cristã, que sempre foi católica,  desde o início, 

sempre guardou o Domingo e não o sábado dos 

judeus (Colossenses 2,15-17; Atos 20,7; Coríntios 16,2. 

Apocalipse 1, 10).


O sábado é a memória da libertação do povo do Egito 

(Deuteronômio 5,15).


O Domingo é a memória da libertação do homem 

do pecado e da morte pela ressurreição do Senhor (Marcos 

16,9; Lucas 24,1; João 20,1; I Coríntios 15,20-23; 

João 11,25).


O sábado é guardado em memória do descanso de Deus 

depois da criação (Êxodo 20,11).


O Domingo é guardado em memória do descanso eterno 

(Hebreus 4,9-10) que nos dá Jesus libertando -nos da morte 

por sua ressurreição (I Coríntios 15,17.20-22).



Com sua ressurreição, Jesus não só liberta a humanidade, 

mas toda a criação (Romanos  8,22-23; Colossenses 1,20), 

fazendo do Domingo, o primeiro dia da semana, que lembra 

o primeiro dia da criação do mundo, o dia da nova criação, 

pois todas as criaturas, junto com os homens,  foram salvas 

e redimidas pelo sacrifício do Senhor (Colossenses 1,20).



O Novo Testamento mostra que os cristãos se reuniam 

especificamente no Domingo para a celebração da ceia do 

Senhor, ou seja, a Missa:



"No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de 


partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava 

com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite."

(Atos 20,7)


"No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de 


parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-

o, para que se não façam coletas quando eu chegar."

(1 Coríntios 16,2)


Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (Marcos 16,9; 

Lucas 24,1; João 20,1), um domingo, fazendo desse o dia 

da vida nova, da renovação da criação ,o dia da 

luz (Gênesis 1,1-5).












As aparições do Senhor após sua ressurreição também 

aconteceram num domingo (João 20,19; Lucas 24,1.13.36).

Uma prova de que os Apóstolos consideravam o Domingo 

Dia do Senhor é que, ao escrever o Apocalipse (1,10) 

São João cria uma nova expressão em língua grega Kuriakh hmera (kyriake hemera) jamais encontrada em qualquer outro escrito, ao invés da expressão (hemera tou kyriou), (usada para falar do Dia do Senhor como sendo o Sábado ou o Dia do juízo final), e que foi vertida do hebraico para o grego.

Essa nova expressão em língua grega Kuriakh hmera (kyriake hemeraé criada para falar do Dia em que Jesus ressuscitou  (Marcos 16,9; Lucas 24,1; João 20,1) e  lhe apareceu em visão (Apocalipse 1,10-13) e para distinguir esse dia (o domingo) do sábado judaico e do Dia do juízo final, também chamado de "Dia do Senhor", porém escrito em grego como "hemera tou kyriou".

A expressão em língua grega Kuriakh hmera (kyriake hemera) criada por João diz respeito ao Dia do Senhor Ressucistado e não ao Sábado, mostrando assim que o Domingo é o Dia do Senhor.

São Jerônimo, o primeiro tradutor da Bíblia, traduziu acertadamente essa expressão para o latim como Dominica die (“dia dominical”, “domingo”) e não como dia domini (“dia do Senhor”), daí em nosso português chamarmos o primeiro dia da semana de Domingo.











Testemunhos escritos por cristãos dos anos iniciais ( 70, 

100, 200, 300, 400)do Cristianismo mostram que o 

Domingo sempre foi o dia sagrado para os cristãos:



A Epístola de Barnabás (74 d.C.) um dos documentos mais antigos da Igreja, anterior ao Apocalipse, dizia: 
“Guardamos o oitavo dia (o domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos” 
(Barnabás 15:6-8).

Santo Inácio de Antioquia (†107), mártir no Coliseu de Roma, bispo, dizia:
 “Aqueles que viviam segundo a ordem antiga das coisas voltaram-se para a nova esperança, não mais observando o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual a nossa vida foi abençoada, por Ele e por sua morte”
 (Carta aos Magnésios. 9,1).


São Justino (†165), mártir, escreveu: 
“Reunimo-nos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia após o Sábado dos judeus, mas também o primeiro dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, neste mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos“ (Apologia 1,67).

São Jerônimo (†420), disse: 
“O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. É por isso que ele se chama dia do Senhor: pois foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos o denominam dia do sol, também nós o confessamos de bom grado: pois hoje levantou-se a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação.” (CCL, 78,550,52)












Nenhum comentário:


Postar um comentário









10) GUARDA DO SÁBADO

Versículos sobre o Sábado


Deus criou o sábado como um dia de descanso, para renovarmos nossas forças e adorarmos a Deus. Guardar o sábado é um dos 10 Mandamentos. Mas o sábado não foi criado como uma regra rígida, para nos restringir. O sábado foi criado para nosso bem, para garantir sempre nosso descanso.
"Sábado" significa "dia de descanso". Os primeiros cristãos decidiram descansar no domingo em vez do sábado, porque foi o dia quando Jesus ressuscitou. Para muitos cristãos, o domingo se tornou seu sábado (dia de descanso. Não vale a pena discutir qual é o dia certo, o mais importante é ter um dia por semana marcado para descansar e louvar a Deus.

Sábado na Bíblia

Assim foram concluídos os céus e a terra, e ­tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. A­bençoou Deus o sétimo dia e o santificou, por­que nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
Gênesis 2:1-3
"Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
Êxodo 20:8-11
E então lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado".
Marcos 2:27-28
"Diga o seguinte aos israelitas: Quan­do entrarem na terra que dou a vocês, a própria terra guardará um sábado para o Senhor. Duran­te seis anos semeiem as suas lavouras, aparem as suas vinhas e façam a colhei­ta de suas plantações. Mas no sétimo ano a terra terá um sábado de descanso, um sábado dedicado ao Senhor. Não semeiem as suas lavouras nem aparem as suas vinhas.
Levítico 25:2-4
Tam­bém lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo.
Ezequiel 20:12
"Di­ga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica.
Êxodo 31:13
"Se você vigiar seus pés
para não profanar o sábado
e para não fazer o que bem quiser
em meu santo dia;
se você chamar delícia o sábado
e honroso o santo dia do Senhor,
e se honrá-lo, deixando de seguir
seu próprio caminho,
de fazer o que bem quiser
e de falar futilidades, então você terá no Senhor
a sua alegria,
e eu farei com que você cavalgue
nos altos da terra
e se banqueteie com a herança
de Jacó, seu pai."
É o Senhor quem fala.
Isaías 58:13-14
Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado".
Mateus 12:11-12
Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: "Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado". O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água? Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia?"
Lucas 13:14-16
Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado. Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando".
João 5:16-17
Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Essas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
Colossenses 2:16-17
Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.
Romanos 14:5-6
Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.
Hebreus 4:9-10
Veja também o que a Bíblia diz sobre:





Nenhum comentário:

Postar um comentário